Dicas de conservação para baterias automotivas

Você sabe como checar a bateria do seu carro? Muitos motoristas param em postos de gasolina para verificar a água da bateria. Checar a água da bateria é uma tarefa muito simples que você pode mesmo pode fazer.Aqui temos algumas dicas que você vai gostar.

1. Com qual freqüência devo checar a água da bateria?

Uma ou Duas vezes a cada 3 meses. 1 vez por semana se a bateria é mais velha do que 1 ano e meio.

2. Como você remove a tampa da bateria?

Baterias tem tipos diferentes de tampas. Algumas tem tampas que você remove com os dedos, algumas precisam de uma moeda para desparafusar e outras você simplesmente pode puxar.

3. Tem alguma importância usar água da torneira ou água destilada?

Sim. Voê precisa usar água destilada por causa do mineral contido na água da torneira. Nossa água contém uma grande quantidade de lima. A lima impregna o compartimento da bateria causando uma célula na bateria que inibe a correta operação da célula de ácido.

4. Quanta água eu devo colocar?

Algumas baterias tem uma marca para nível Baixo e Alto. Contudo, algumas baterias não tem indicador de marca, indicando aonde colocar a água. Neste caso você deve preencher a bateria onde o nível de água esta abaixo da tampa da bateria, quando a tampa é recolocada.

5. O que acontece se você colocar água demais?

Se você colocar muita água na bateria, quando o carro der partida, o ácido vai espirrar. A reação dentro da bateria quando o carro da partida ocasiona causa o nível da água subir. Se tiver muita água na bateria, a água excessiva da reação irá causar um vazamento. Isto faz com que precioso ácido dentro da bateria seja perdido. O ácido é o conduente que faz a eletricidade fluir. O ácido causa corrosão se em contato com metal.

6. O que acontece quando o nível de água esta baixo?

Dois sérios problemas ocorrem quando a água atinge um nível muito baixo. Há um aumento de calor e deterioração das placas da bateria. Isto impede a bateria de carregar e destrói as placas. Igual quando há um sobrecarregamento esta destruição irá acontecer em 5 meses.

7. Quando você deve checar a Voltagem?

Quando uma luz acende em seu painel e continua acessa após a partida. Algumas luzes piscam enquanto você estiver dirigindo. Mas como não são todos os carros que possuem este recurso, indicamos um voltímetro especial para monitorar bateria. Ele possui 3 leds (Vermelho - Bateria Fraca) (Verde - Bateria Boa) ( Amarelo - Alternador Funcionando). Clique aqui para ver um produto recomendado.

8. Quanto a voltagem deve ter?

Para carros modernos a gasolina, a voltagem sugerida deve ser 20% maior do que a voltagem da bateria quando ele estiver em movimento. Por exemplo, com uma bateria de 12 volts, a voltagem de leitura deve ser 14,4 volts (20% de 12 volts é 2,4 o que somados 12 + 2,4 = 14,4 )

9. O que pode ser a causa de uma voltagem baixa?

Uma corrente muito baixa do alternador, mal funcionamento do sistema de carga ou uma bateria defeituosa.

10. Quando eu sei que a bateria precisa de carga?

Você deve levar sua bateria a um especialista para testá-la. O especialista irá testar se a bateria esta em serviço correto. (ex: irá checar o nível de água, voltagem e sua capacidade de fornecer corrente) ele possui equipamento para este teste.

11. Geralmente quando preciso trocar a bateria?

Algumas baterias tem 3½ anos de vida. Importadas normalmente, você deve verificar em cima da bateria a data de validade. Baterias brasileiras tem em média 2 anos de via.

12.Como eu posso estender a vida da bateria?

Faça a manutenção correta da bateria.
Use inspeções freqüentes.
Tenha certeza que os pólos e as garras da bateria estejam limpos.As pontas podem ser limpas com uma escova de aço. ou um produto para limpar contato.
Tenha certeza que sua bateria esteja instalada corretamente, Ex: as presilhas que seguram a bateria no veículo devem estar bem presas impedindo que a bateria pule ou vire de lado. Os solavancos que uma bateria recebe, especialmente quando usadas em buracos, trilhas, irá consumir 6-8 meses da vida da bateria.
Instale uma bateria correta para atender as necessidades de energia do seu veículo, é melhor ter uma capacidade de reserva do que ter uma bateria pequena.
Quando deixar o veículo parado por longos períodos de tempo, em fez de ficar ligando o veículo por 20 minutos 1 vez por semana , você pode ligar um carregador de bateria Inteligente, que evitará da bateria perder a capacidade de armazenamento e prolongará a vida útil dela. Clique aqui na sugestão.
Evite de dar cargas em carregadores de Auto Elétrico, pois como eles tem sempre vários clientes, não podem deixar a bateria carregando com a amperagem ideal, forçando uma carga rápida, aquecendo as placas que ira perder em 10% o poder de armazenamento da bateria.
Evite Fazer "chupetas" ou cabos de transferência, ou dar trancos no carro, pois igualmente, o alternador é forte e quando a bateria esta bem fraca ele irá carregar muito rápido a bateria, que também irá reduzir a vida da bateria. Este procedimento só deve ser usado em emergência. Veículos que por exemplo tem o alternador danificado, e o motorista da tranco para pegar o carro (ou faz uma "chupeta") após umas 10 vezes , mesmo ele arrumando o alternador provavelmente terá que trocar a bateria. Isto é muito comum.

13. O que causa a bateria perder a força?

Consumindo mais do que você esta colocando. Quando o carro esta ligado, o alternador do veículo recarrega a bateria. Se você fizer algo para consumir a bateria mais rápido do que ela esta carregando, você irá drenar a bateria. Amplificadores de Potência para som automotivo são comuns responsáveis por isso. Quando o carro esta desligado, a bateria não esta sendo carregada. Qualquer equipamento ligado quando o carro esta desligado irá drenar a bateria. Deixando as luzes ligadas ou ouvindo música são comuns causadores da bateria "arrear".

14. Tem alguma coisa que você nunca deva fazer com a bateria?

Nunca exponha ela a chamas. Gases emitidos pela bateria podem ser explosivos.
Nunca Curto-Circuite a bateria. Ela pode explodir.
Previna a água contida dentro da bateria de entrar em contato com a pele ou olhos, ela é acida.
Nunca incline sobre a bateria enquanto ela estiver sendo carregada ou usando "chupeta"
Não levante a bateria pelos lados. Aplicando pressão aos lados pode causar o ácido da bateria vazar, especialmente baterias com caixas plásticas. Use um cabo, cinta, madeira ou levante com as suas mãos pelos cantos.